(49) 2049 6700

O impacto da tecnologia na eficiência da linha amarela

Noticia

A tecnologia está presente em todas as áreas e, associada às ferramentas de trabalho, traz agilidade para muitos processos. Esse fator não é diferente quando falamos de máquinas pesadas. O monitoramento remoto, telemetria e GPS são exemplos de melhorias que impactam diretamente na eficiência do trabalho.

O monitoramento remoto tem sido fundamental para a garantia de eficiência no trabalho de todos os equipamentos da Linha Amarela. De acordo com os dados obtidos nos monitoramentos em todas as regiões onde a Komatsu atua, o Brasil foi o país com menor queda nas horas trabalhadas no último ano. A telemetria, aliada com as demandas da indústria 4.0, realiza medições e acompanhamentos por meio de sensores instalados nos equipamentos.

O uso de GPS nos equipamentos da linha amarela pode aumentar a precisão do trabalho e garantir 25% a mais de produtividade. Ele fica acoplado e consegue posicionar a escavação de forma mais assertiva para que seja realizada conforme o projeto. Outro benefício é que o sistema calcula a profundidade e inclinação corretas e informa quando a mesma é alcançada.

Portanto, as novas ferramentas e tecnologias vêm para reduzir o retrabalho, aumentar a segurança dos profissionais envolvidos na obra, garantir maiores índices de eficiência e trazer muito mais agilidade no trabalho.