(49) 2049 6700

Evite o superaquecimento em sua escavadeira e prolongue sua vida útil

Noticia

O superaquecimento de motores a diesel, como o das escavadeiras, traz problemas sérios e caros, além de atrasos significativos no cronograma de trabalho do equipamento. Apesar de aguentar temperaturas relativamente altas, se isso acontecer com frequência, danos permanentes podem prejudicar o funcionamento do motor.
 
É essencial saber como evitar esses problemas. Primeiramente, salientamos a importância de realizar a manutenção preventiva do seu equipamento, assim as peças e componentes estarão sempre em dia, o que evita falhas inesperadas. Outro ponto importante para evitar o superaquecimento é a checagem diária da qualidade e dos níveis do óleo e da água.
 
Antes de ligar a sua escavadeira verifique se o botão de aceleração está na rotação mínima, dependendo do modelo pode aparecer no visor a mensagem: “aquecimento automático”. Aguarde de 3 a 5 minutos e a própria máquina irá alternar a velocidade do motor. Quando a mensagem sumir do visor, indica que o motor está pronto para operação.
 
Existem outras causas que podem levar ao superaquecimento, como o mau funcionamento da válvula termostática, baixo desempenho da bomba d’água, utilização do aditivo incorreto no motor, falta de lubrificação no motor, defeito no sensor de temperatura da água, entre outros.
 
O mais importante é você prestar atenção nos sinais que seu equipamento apresenta, evitando possíveis problemas e, consequentemente, grandes prejuízos.