NOTÍCIAS

Postado em 12 de Fevereiro às 15h11

Como evitar prejuízos e aumentar a vida útil do seu guindaste com ações preventivas

Mapel Comércio de Peças e Serviços - Peças e Manutenção de Máquinas Pesadas - Guindastes - Garras - Britadores - Cilindros Hidráulicos A maioria das empresas que utiliza máquinas pesadas - sejam guindastes motoniveladoras ou afins -...

A maioria das empresas que utiliza máquinas pesadas - sejam guindastes motoniveladoras ou afins - só se preocupa com a manutenção de seus equipamentos quando já é tarde demais.

O que pouca gente leva em consideração é que a manutenção corretiva acaba custando muito mais cara do que a manutenção preventiva.

Abaixo vamos abordar alguns cuidados que podem prolongar a vida útil do seu guindaste e economizar alguns milhares de reais para o seu bolso.

Apesar de existirem vários tipos diferentes de guindastes, existem alguns cuidados que são comuns à grande maioria dos guindastes.

  • Verificação do nível do óleo do motor

Este é um item que merece grande atenção, principalmente porque sua negligência pode acarretar em um grande prejuízo. Não custa dar uma olhadinha no nível do óleo. Aproveite também para verificar se a água do radiador está no nível correto também.

  • Verificação do óleo hidráulico e redutores de elevação

Além do nível do óleo, é importante que o mesmo seja trocado, no máximo, a cada 24 meses.

  • Cuidados com os filtros hidráulicos

Sabe-se que cerca de 75% dos problemas ocasionados em equipamentos hidráulicos são resultado de contaminação no fluído.

Este item geralmente é ignorado pelas pessoas pelo fato de que sua substituição não apresenta nenhuma melhora de desempenho significativa. Isso é um grave erro, já que os problemas gerados por fluído contaminado podem gerar grandes prejuízos aos donos de máquinas pesadas.

Tudo isso pode ser evitado com maior atenção à saúde dos filtros hidráulicos. Fique atento!

Em guindastes móveis também se verifica o nível do óleo diesel, óleo da transmissão e mecanismos de manuseio de carga.

Em guindastes treliçados há necessidade de verificar a estrutura da lança.

Também é importante realizar testes antes da operação para verificar se o guindaste possui 360 graus livres, se algum tipo de obstrução mecânica e se os freios estão funcionando corretamente.


Na grande maioria dos casos são disponibilizados kit de manutenção preventiva pelo próprio fabricante dos equipamentos.

Já é consenso entre os fabricantes que o maior responsável pela longevidade dos equipamentos, é de fato, o trabalhador.

Além disso, a imensa maioria das rotinas de manutenção preventiva pode ser realizada em campo, sem necessidade de deslocamento dos equipamentos.

Em resumo, a vida útil do seu equipamento está em suas mãos.

Veja também

Canoinhas - SC | Quantum Eng. Elétrica | LN 16506 BR14/11/14 Foi entregue para a empresa Quantum Engenharia Elétrica da cidade de Canoinhas – SC, seu 8º Guindaste LUNA ALG, sendo seu 3º guindaste modelo LN 16506 BR este dentro das normas NR 12. Agradecemos pela confiança depositada em nossa equipe e nos guindastes LUNA ALG....

Voltar para (BLOG)